sábado, 27 de setembro de 2008

Comunicação e o Estabelecimento de Conexões Matemáticas

Colocar as coisas em ordem lógica é uma habilidade importante para quase todo empreendimento. Desde fazer um sanduíche de atum até plantar um jardim, é importante seguir a seqüência apropriada. Na escola, escrevemos em uma determinada ordem lógica, apresentamos uma peça sequëncialmente, construímos as coisas em ordem, realizamos experiências seguindo uma ordem prescrita e acompanhamos nosso dia escolar de uma maneira pré-determinada.


Então... Vamos praticar a habilidade da seqüenciação?

Essas atividades podem ser simples ou complexas, dependendo da situação problema.

1) ESCREVER UMA CARTA COMERCIAL

Coloque os itens a seguir na ordem correta.
a. Digite ou escreva a data.
b. Digite ou escreva o encerramento.
c. Pegue um envelope na gaveta.
d. Dobre a carta e coloque-a no envelope.
e. Digite o nome e o endereço da pessoa a quem a carta é endereçada.
f. Feche o envelope.
g. Explique o propósito da sua carta.
h. Coloque a carta no correio.
i. Coloque um selo no envelope.
j. Escreva o nome e o endereço no envelope.


Ordem Correta: ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___


2) COMO O ALIMENTO É DIGERIDO NO CORPO HUMANO?

Coloque os itens a seguir na ordem correta.
a. As glândulas salivares produzem saliva.
b. A vesícula biliar armazena a bílis produzida no fígado.
c. O intestino grosso armazena e finalmente excreta o resíduo.
d. O alimento passa para o estômago através do esôfago.
e. O duodeno recebe a bílis e o suco pancreático.
f. Os dentes mastigam o alimento.
g. O intestino delgado completa a digestão; envia o alimento para a corrente sangüínea.
h. O fígado e o pâncreas produzem os sucos digestivos a serem utilizados no intestino delgado.
i. O estômago mistura o alimento e adiciona suco digestivo.

Ordem Correta: ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___


3) BRINCANDO COM OS NÚMEROS

Quantas vezes você usa o algarismo 5 para escrever os números inteiros de 1 a 100?

___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

4) BRINCANDO COM A GEOMETRIA


QUANTAS FILEIRAS DIFERENTES PODEM SER FORMADAS TROCANDO AS TRÊS FIGURAS DO LUGAR? ______________________________________________________


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Vamos continuar com as brincadeiras. Aguarde!

O JOGO DE DOMINÓ - 2ª PARTE

O jogo de dominó possibilita desenvolver habilidades como o raciocínio lógico e aritmético, assim como a capacidade de lidar com situações novas e atrativas, favorecendo a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.

Como atividade lúdica, permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis de dificuldade e compete ao educador: investigar o conhecimento que seus educando tem sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, contribuindo para um trabalho de formação de atitudes perante aos desafios, desenvolvendo a crítica, a intuição, a criação de estratégias e a possibilidade de alterá-las quando o resultado não for satisfatório.
Esta atitude representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento de sua competência Matemática.




sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Orientação Técnica - 25/08/09- Alfabetização

A participação dos professores de Matemática e de Língua Portuguesa, acompanhados pelo Professor Coordenador da Unidade Escolar teve como objetivo principal: a ação conjunta em busca da recuperação de alunos que necessitam de uma educação mais focada em suas dificuldades. Os professores tiveram participação efetiva na reunião, refletindo sobre os textos e atividades propostas, trocando experiências significativas e sugerindo novas práticas, que visem à recuperação da aprendizagem dos alunos em Matemática.


Parabéns a todos pela participação e bom trabalho!



Supervisora de Ensino - Cleuzinha

PCOP de Língua Portuguesa - Tamar

PCOP de Matemática - Magali

Responsáveis pelo projeto de Recuperação Paralela Especial - Alfabetização em Matemática e Língua Portuguesa - Diretoria de Ensino - Região de Jales

domingo, 21 de setembro de 2008

O JOGO DE DOMINÓ

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a Matemática, pois ela está presente na Música, na Arte, em histórias, na forma como organizo meu pensamento, nas brincadeiras e jogos.

Vamos começar fazendo um jogo de dominó?
É uma boa opção para dinamizar a sua aula.


Então vamos lá!

Materiais:

28 caixas de fósforos vazias;
28 pedaços de papel ofício ( 10 cm/ 0,5 cm);
Cola;
Pincel;
tinta (06 cores diferentes);
caneta azul, lápis e régua.

Modo de fazer:

Encapar as caixas de fósforos com o papel ofício;
Marcar o meio das caixas, fazendo uma linha, usando a caneta azul e a régua;
Marcar a lápis a quantidade de bolinhas de cada caixa ( de acordo com a seqüência do jogo);
Pintar a marcação feita a lápis, com tinta, usando uma cor para cada quantidade.


ESTÁ PRONTO O JOGO DE DOMINÓ!
VAMOS JOGAR?

Com este Jogo, poderá trabalhar as Operações Matemática com seus alunos!

Estimule-os a agrupar as peças do jogo utilizando as Operações Matemáticas.

Por exemplo:

Com esta peça do jogo, montar as situações seguintes:

6+2=8 6-2=4 6x2=12 6:2=3


Lançar desafios pertinentes a idade da criança.

Trabalhar as nomenclaturas corretas, as operações inversas,noções de números negativos.

APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA

Segundo a Propostas Curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pensar os processos de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática, é preciso considerar três variáveis fundamentais e as necessárias relações que se estabelecem entre elas.
1º) O ALUNO: considerado agente da construção de seu conhecimento quando, numa situação de resolução de problemas é estimulado a estabelecer conexões entre os conhecimentos já construídos e os que precisa aprender, tornando o ensino da Matemática significativo em suas vivências cotidianas.
2º) O PROFESSOR: atuando como Gestor em sala de aula, desempenha o papel de Mediador do conhecimento matemático, quando conhece os conceitos e procedimentos que se pretende ensinar e aceita a incorporação de novos conhecimentos, pesquisando, organizando e promovendo para seus alunos oportunidades de aprendizagem significativa.
3ª) O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: construir um conceito matemático pode favorecer o desenvolvimento da criatividade na medida em que o professor estimule seus alunos a buscar novos caminhos para a solução de problemas e cria condições para que a as crianças comuniquem suas idéias. No processo de ensino e de aprendizagem é muito importante que exemplos e contra-exemplos dos conceitos sejam fornecidos aos alunos, mas que também sejam obtidos deles. (O uso da nomenclatura específica)


“O HOMEM CONHECE O MUNDO ATRAVÉS DE SUAS LINGUAGENS E DE SEUS SÍMBOLOS. À MEDIDA QUE ELE SE TORNA MAIS COMPETENTE NAS DIFERENTES LINGUAGENS, TORNA-SE MAIS CAPAZ DE CONHECER A SI MESMO, ASSIM COMO A SUA CULTURA E O MUNDO QUE VIVE”