Segundo a Propostas Curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pensar os processos de ensino e de aprendizagem na disciplina de Matemática, é preciso considerar três variáveis fundamentais e as necessárias relações que se estabelecem entre elas.
1º) O ALUNO: considerado agente da construção de seu conhecimento quando, numa situação de resolução de problemas é estimulado a estabelecer conexões entre os conhecimentos já construídos e os que precisa aprender, tornando o ensino da Matemática significativo em suas vivências cotidianas.
2º) O PROFESSOR: atuando como Gestor em sala de aula, desempenha o papel de Mediador do conhecimento matemático, quando conhece os conceitos e procedimentos que se pretende ensinar e aceita a incorporação de novos conhecimentos, pesquisando, organizando e promovendo para seus alunos oportunidades de aprendizagem significativa.
3ª) O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: construir um conceito matemático pode favorecer o desenvolvimento da criatividade na medida em que o professor estimule seus alunos a buscar novos caminhos para a solução de problemas e cria condições para que a as crianças comuniquem suas idéias. No processo de ensino e de aprendizagem é muito importante que exemplos e contra-exemplos dos conceitos sejam fornecidos aos alunos, mas que também sejam obtidos deles. (O uso da nomenclatura específica)
“O HOMEM CONHECE O MUNDO ATRAVÉS DE SUAS LINGUAGENS E DE SEUS SÍMBOLOS. À MEDIDA QUE ELE SE TORNA MAIS COMPETENTE NAS DIFERENTES LINGUAGENS, TORNA-SE MAIS CAPAZ DE CONHECER A SI MESMO, ASSIM COMO A SUA CULTURA E O MUNDO QUE VIVE”
1º) O ALUNO: considerado agente da construção de seu conhecimento quando, numa situação de resolução de problemas é estimulado a estabelecer conexões entre os conhecimentos já construídos e os que precisa aprender, tornando o ensino da Matemática significativo em suas vivências cotidianas.
2º) O PROFESSOR: atuando como Gestor em sala de aula, desempenha o papel de Mediador do conhecimento matemático, quando conhece os conceitos e procedimentos que se pretende ensinar e aceita a incorporação de novos conhecimentos, pesquisando, organizando e promovendo para seus alunos oportunidades de aprendizagem significativa.
3ª) O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: construir um conceito matemático pode favorecer o desenvolvimento da criatividade na medida em que o professor estimule seus alunos a buscar novos caminhos para a solução de problemas e cria condições para que a as crianças comuniquem suas idéias. No processo de ensino e de aprendizagem é muito importante que exemplos e contra-exemplos dos conceitos sejam fornecidos aos alunos, mas que também sejam obtidos deles. (O uso da nomenclatura específica)
“O HOMEM CONHECE O MUNDO ATRAVÉS DE SUAS LINGUAGENS E DE SEUS SÍMBOLOS. À MEDIDA QUE ELE SE TORNA MAIS COMPETENTE NAS DIFERENTES LINGUAGENS, TORNA-SE MAIS CAPAZ DE CONHECER A SI MESMO, ASSIM COMO A SUA CULTURA E O MUNDO QUE VIVE”
Nenhum comentário:
Postar um comentário