sábado, 27 de setembro de 2008

O JOGO DE DOMINÓ - 2ª PARTE

O jogo de dominó possibilita desenvolver habilidades como o raciocínio lógico e aritmético, assim como a capacidade de lidar com situações novas e atrativas, favorecendo a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.

Como atividade lúdica, permite o seu aproveitamento como recurso pedagógico em diferentes níveis de dificuldade e compete ao educador: investigar o conhecimento que seus educando tem sobre o mesmo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, contribuindo para um trabalho de formação de atitudes perante aos desafios, desenvolvendo a crítica, a intuição, a criação de estratégias e a possibilidade de alterá-las quando o resultado não for satisfatório.
Esta atitude representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento de sua competência Matemática.




Um comentário:

Tamar disse...

Olá, Magali, muito interessante a proposta de desenvolver o raciocínio e a concentração, dentre outros, por meio dos jogos. Além de ser uma atividade contextualizada, que se vale de brincadeiras que fazem parte do dia-a-dia das crianças. Abraços, Tamar.