MEDIÇÕES DESDE CEDO E A ESCOLHA DE
UNIDADES ADEQUADAS PARA AS DIFERENTES
GRANDEZAS, VAI OCORRENDO CONFORME O
DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS
CONGNITIVAS DA CRIANÇA.
ENTENDEMOS POR GRANDEZA TUDO AQUILO
QUE PODE SER MEDIDO, CONTADO.
AS GRANDEZAS PODEM TER SUAS MEDIDAS
AUMENTADAS OU DIMINUÍDAS.
ALGUNS EXEMPLOS DE GRANDEZAS: O VOLUME,
A MASSA, A SUPERFÍCIE, O COMPRIMENTO,
A CAPACIDADE, A VELOCIDADE, O TEMPO,
O CUSTO E A PRODUÇÃO.
PERGUNTO:
COMO VOCÊS TRABALHARIAM
ESTES CONCEITOS UTILIZANDO
OS RECURSOS DA CAIXA?
LANÇADO O DESAFIO...
A DISCUSSÃO COMEÇA
- Que instrumento
utilizar?
- Que medida
trabalhar?
- Como trabalhar
os conceitos?
E ASSIM O GRUPO DESENVOLVE SEU TRABALHO...
Após a discussão e construção, vem a socialização.
As PCs apresentaram algumas sugestões para uma abordagem significativa do conceito de Comprimento:
- HISTÓRIA: Ao olharmos para a Historia da Matemática, estamos olhando para a Matemática de outros povos, de outras culturas e beneficiando-se de uma oportunidade única de ver como culturas diferentes da nossa pensavam, e como a Matemática delas era diferente da nossa.
As PCs apresentaram algumas sugestões para uma abordagem significativa do conceito de Comprimento:
- HISTÓRIA: Ao olharmos para a Historia da Matemática, estamos olhando para a Matemática de outros povos, de outras culturas e beneficiando-se de uma oportunidade única de ver como culturas diferentes da nossa pensavam, e como a Matemática delas era diferente da nossa.
- PROBLEMATIZAÇÃO: Da mesma forma que outras culturas tinham seus problemas para resolver, os alunos podem buscar problemas relevantes em seu cotidiano - que inclui família, seu bairro, seus amigos e, talvez, sua cidade toda, seu Estado, seu País. Resolvendo problemas de seu cotidiano, os alunos vão poder compreender-se como membros de uma cultura, assim como eram os personagens da História da Matemática.
- ATIVIDADE PRÁTICA: É fundamental, qualquer que seja a metodologia, desenvolver uma postura que permita aos alunos explorar, organizar, re-elaborar seus conhecimentos de acordo com suas vivências, experiências, competências cognitivas e caminhar em direção às suas reais necessidades.
- PROBLEMAS DE ESTIMATIVAS: Estimar e fazer conversões entre unidades de medida mais usuais de grandezas, como comprimentos, massa, capacidade e tempo para utilizá-las na resolução de situação-problema, promove a integração entre os conceitos desenvolvidos.
- UNIDADES DE MEDIDAS: São indispensáveis para qualquer instrumentos de medição, para a expressão de qualquer medição efetuada e para a expressão de qualquer indicação de grandeza.
- CÁLCULOS DE ÁRES E PERÍMETROS: A abordagem de área como grandeza se articula do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo com a idéia de conservação, a compreensão desse conceito exige a articulação entre representações visual, numérica e simbólica.
- MAQUETE DA SALA DE AULA: Pode ser um ótimo ponto de partida para um trabalho com noções fundamentais de Grandezas e Medidas dialogando com a Geometria, pois possibilita aos alunos apresentem a sala de aula de várias maneiras, envolvendo diferentes linguagens, permitindo rica discussão a respeito das características dessas linguagens, a respeito de suas semelhanças e diferenças, ou sobre seus usos.
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