quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ESPAÇO E FORMA



CRIANÇAS ANDORAM
PIPAS, NÃO
É VERDADE?

Então...

Vamos
contruir
uma?


UM POUCO DE HISTÓRIA

O AVIÃO ORIGINOU-SE DE UMA PIPA

No fim do século XIX e início do século XX, o homem estava decidido a construir uma máquina que lhe permitisse voar, nessa época ele só tinha duas referências de vôo, que eram as aves e a pipa. Muitos tentaram imitar os pássaros com suas máquinas sem sucesso, outros tentavam usando pipas. Em 1906, depois de vários testes o Brasileiro Alberto Santos Dumont, fez o primeiro vôo, usando um conjunto de pipas-caixas, acionadas por suas próprias forças. Este avião recebeu o nome de "14 BIS".

















Origem do nome pipa

Pipa, nome dado ao "papagaio" de papel por ser semelhante ao recipiente pipa (vasilha de madeira usada para guardar vinhos). Esse tipo de papagaio era confeccionado com três varetas, e foi usado por muitos anos. Foram criadas três versões: duas feitas com três varetas e uma com quatro.

FORNECIDO O MATERIAL
PARAA EQUIPE DE PROFESSORES E COORDENADORES,
PUDEMOS OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DO
TRABALHO COLETIVO
E DO DIÁLOGO ENTRE
OS PARES, NA BUSCA DE MELHOR ESTRATÉGIA
PARA CONFECCIONAR
A "PIPA".






ESSE TRABALHO TÃO VALIOSO E NECESSÁRIO ACONTECEU, TANTO QUE CONSTRUÍRAM DUAS PIPAS: UMA DE TRÊS VARETAS E OUTRA DE QUATRO VARETAS.

PELA FELICIDADE

DEMONSTRADA NA

FOTO, ACREDITO

QUE TENHAM

GOSTADO...

ENTÃO VAMOS AO PRINCIPAL...


QUE MATEMÁTICA FAZ-SE PRESENTE NA ATIVIDADE DESENVOLVIDA?

SOCIALIZANDO A

EXPERIÊNCIA :

A EQUIPE ELENCOU VÁRIOS

CONTEÚDOS E CONCEITOS.

GEOMETRIA/MEDIDAS: segmento de reta, ponto médio, retas paralelas, retas perpendiculares, simetria, vértices, arco, área, perímetro, formas geométricas, triângulo retângulo: Teorema de Pitágoras e medidas.

NÚMEROS/PROPORCIONALIDADE: razão e proporção

ALÉM DESSES CONTEÚDOS E CONCEITOS RELACIONADOS, PODEMOS DESENVOLVER COM ESTA ATIVIDADE VÁRIAS OUTRAS HABILIDADES.

ATÉ MESMO O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS DO ALUNO.

2 comentários:

Tamar disse...

Olá, Magali, as atividades concretas e contextualizadas são sempre bem-vindas para que o aprendizado se efetive em nossos alunos. Com certeza, os alunos se encantarão ao perceberem que "fazendo" pipas podem aprender conceitos matemáticos e porque não artísticos também. Já fui uma "fazedora" de pipas também, afinal, meu filho, dos dois anos de idade até os dezesseis, mais ou menos, foi apaixonado por elas, e toda a família se envolvia na arte de confeccionar papagaios de todos os tipos, até aqueles feitos com fiapos de vassoura de piaçava. Parabéns pelas propostas! Abraços, Tamar.

ALFABETIZAÇÃO EM MATEMÁTICA disse...

Oi Tamara

Obrigado pela visita e pelas palavras de apoio ao meu trabalho.
Emocionante seu depoimento no convívio familiar em relação a confecção de pipas na adolescência de seu filho. Demonstra que você sempre esteve presente na vida deles (filho e filha). Parabéns por você ser esta mãe, amiga e profissional maravilhosa! Um grande abraço