Considerar as cinco peças de dominós na ordem dada.
Situação problema: Colocar mais duas peças de tal forma que se tenha continuidade dos padrões observados.
Observações:
- Um padrão se estabelece facilmente nas partes superiores: o “3” é sempre repetido, indicando uma sucessão constante.
- Para as partes inferiores o professor deve encaminhar a descoberta de algum padrão, conduzindo os alunos a perceberem que os números iniciais indicam um crescimento de uma em uma unidade, entendendo que após o “6” seria o “7”, mas desde que este não é disponível (restrição), é “lógico” (aceitável) o posicionamento do “zero” na parte inferior da quarta peça, o que é confirmado com o “1” na quinta peça, continuando o aumento de 1 em 1.
- Um padrão se estabelece facilmente nas partes superiores: o “3” é sempre repetido, indicando uma sucessão constante.
- Para as partes inferiores o professor deve encaminhar a descoberta de algum padrão, conduzindo os alunos a perceberem que os números iniciais indicam um crescimento de uma em uma unidade, entendendo que após o “6” seria o “7”, mas desde que este não é disponível (restrição), é “lógico” (aceitável) o posicionamento do “zero” na parte inferior da quarta peça, o que é confirmado com o “1” na quinta peça, continuando o aumento de 1 em 1.
Portanto, é adequada a colocação das duas peças seguintes:
Acrescentando a oitava peça:
Tudo recomeça, forma-se então um ciclo de 7 peças: que caracteriza as sucessões com dominós.
Esta atividade deve ser bem explorada pelo professor, lembrando que é conseqüência das peças terem exatamente 7 numerais distintos.
Um comentário:
Olá Magali, adorei a proposta de diculgação das atividades com comandas e objetivos definidos. Sabemos que os jogos, de uma maneira lúdica ensinam divertindo e são um recurso a mais para quem sabe utilizá-lo em sala de aula.
Beijos, Idenir.
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